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Que empresas se destacam na proteção da floresta?

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A Danone, a Firmenich, a Fuji Oil Holdings, a HP, a L'Óreal, a Tetra Pak, a Unilever e a UPM-Kymmene Corporation são as oito empresas que se classificaram na Lista A de proteção às florestas, da CDP.

A pontuação da CDP no que diz respeito à proteção das florestas divide-se entre os quatro produtos que mais desflorestação causam: produtos de madeira, produtos pecuários, a soja e o óleo de palma. As empresas têm de obter um A em pelo menos um destes produtos de risco florestal para que possam integrar a “Lista A” de Florestas.

Paul Simpson, CEO da CDP, declara: “Parabéns às empresas que alcançaram um lugar na “Lista A” da CDP este ano, por liderarem em desempenho ambiental e transparência. A escala dos riscos de negócio associados à emergência climática, a desflorestação e a insegurança hídrica é vasta, à semelhança das oportunidades de os abordar, sendo evidente que o setor privado desempenha um papel vital neste momento crítico. As empresas que integram a “Lista A” estão a liderar o mercado no que à sustentabilidade corporativa diz respeito, combatendo os riscos ambientais e preparando-se hoje para prosperarem na economia de amanhã”.

A CDP é uma organização sem fins lucrativos global dedicada à consciencialização de investidores, empresas e governos para a importância de agirem em prol de uma economia sustentável e minimizarem o seu impacto ambiental.

Em 2019, mais de 525 investidores com mais de 96 triliões de dólares em ativos e 125 grandes compradores com 3.6 triliões de dólares em despesas com compras, solicitaram às empresas que divulgassem dados sobre o seu impacto ambiental, riscos e oportunidades através da plataforma da CDP, e mais de 8400 empresas responderam.

Mario Abreu, Vice-Presidente de Sustentabilidade da Tetra Pak, afirma: “A nossa promessa de marca, “Protege O Que é Bom”, define e influencia tudo o que fazemos, e a sustentabilidade está integrada nas decisões de negócio que tomamos. O panorama mundial da sustentabilidade alterou-se drasticamente, e a dimensão dos desafios que se avizinham requer uma alteração radical de pensamento. Para guiar esta nova forma de pensar, lançámos a iniciativa “Planeta Positivo”, incentivando toda a indústria a ter uma visão mais abrangente sobre a sustentabilidade e garantir que todos tenhamos sempre presente o impacte ambiental do nosso negócio”.

“Na Tetra Pak todos compreendemos os benefícios tangíveis para o negócio da transparência na divulgação da nossa atividade. Entre outras coisas, ajuda-nos a medir e a melhorar o nosso desempenho em toda a cadeia de valor. A nossa inclusão na “Lista A” da CDP em quatro anos é resultado do nosso trabalho contínuo no aumento da utilização de energia renovável, no cumprimento das nossas metas de redução de emissão de gases com efeito de estufa (GEE), nas ações que adotamos para combater a desflorestação e pelo fornecimento responsável das matérias-primas utilizadas”, completa Mário Abreu.

CDP Forest A List

 

Jean-Paul Agon, CEO da L’Oréal, afirma: “Estamos absolutamente empolgados em nos tornarmos na única empresa a receber, por quatro anos consecutivos, uma classificação A nos três rankings da CDP. Há muitos anos que estamos totalmente envolvidos numa transformação profunda da nossa empresa em direção a um modelo de negócio cada vez mais responsável e sustentável. Esta excelente classificação é o resultado da determinação constante de nossas equipas e dos objetivos extremamente ambiciosos que estabelecemos em 2013, como parte do nosso programa de desenvolvimento sustentável ‘Sharing Beauty With All’. Embora nos possamos orgulhar deste desempenho excepcional, sabemos que não podemos descansar sobre os nossos louros. Vamos continuar os nossos esforços e reduzir o nosso impacto ambiental de acordo com o que os especialistas científicos exigem e o que o nosso planeta precisa. É um imperativo moral e a condição inerente ao sucesso a longo prazo da nossa empresa.”

A CDP utiliza uma metodologia detalhada e independente para avaliar estas empresas, classificando-as de A a D- com base na extensão da sua divulgação, na identificação e gestão dos riscos ambientais e na demonstração das melhores práticas associadas à liderança ambiental, tais como a definição de metas ambiciosas e relevantes.

A lista completa empresas que formam a “Lista A” da CDP relativamente às Alterações Climáticas e Florestas deste ano encontra-se disponível para consulta aqui, a par com outras classificações de empresas divulgadas publicamente.